Perguntas ao Profissional

Temos o prazer de iniciarmos a nossa seção com perguntas ao Profº Alvaro Meirelles (CRBio 59.479/05-D).

Licenciado em Ciências Biológicas (Biólogo) pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL em 2005. Pós-graduação em Gestão Ambiental pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia – EEEMBA em 2007. Mestrado em Gestão e Auditoria Ambientais pela Fundação universitária Ibero Americana – FUNIBER (em curso). Consultor Ambiental. Proprietário da Empresa de Consultoria Ambiental (Grupo Meirelles – www.grupomeirelles.com).  
Professor Titular de diversas disciplinas do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Técnica da Bahia – ETEBA.
Professor convidado de diversas disciplinas do curso Técnico em Meio Ambiente da Fundação Bahiana de Engenharia – FBE. Experiências no setor público do estado da Bahia (EMBASA e INGÁ).
Colaborador voluntário de laboratótios da UFBA. Desenvolvedor do blog Grupo Meirelles (
http://grupomeirelles.blogspot.com).

1 – Quais os motivos que o levaram a optar pelo curso de Ciências Biológicas?
– Por gostar da disciplina Biologia, em especial, por ser curioso quanto às Ciências em geral. E ainda mais pelas preocupações pelas questões ambientais;

2 – A escolha da Gestão Ambiental como foco profissional se deu ainda no período de Faculdade, ou já fazia parte de um projeto planejado antes mesmo do início da Graduação?
– Ao longo da Graduação em Ciências Biológicas. Mais especificamente no último semestre;

3 – Nos dias atuais, a população tem muito mais acesso à informação do que no início de sua vida profissional. Documentários, reportagens e filmes são exibidos abordando a necessidade da preservação dos bens naturais. Na sua opinião o que ainda falta para que a população se sensibilize pela questão?
– Precisamos que estas ferramentas continuem sendo expostas, que sejam sempre atualizadas e que trabalhemos nestes materiais pensando em envolver um público alvo cada vez mais jovem. É necessário que tambem sejam materiais de boa qualidade, tanto em técnica quanto em ética;

4 – Durante o curso de Técnico em Meio Ambiente, pude perceber em suas aulas que apesar de na época já ser formado em Universidade e estar constantemente lendo sobre o tema, percebi que estava alheio há muitos aspectos que compõe o contexto ambiental. Será que a introdução de uma disciplina específica sobre Meio Ambiente no ensino básico teria um efeito positivo para as novas gerações?
– Não acredito. Precisamos que os Professores dos ensinos fundamental e médio trabalhem as questões ambientais de modo contextualizado;

5 – Quanto a atuação dos órgãos públicos, quais os principais méritos e deficiências?
– Vejo Méritos nos sacrificados técnicos, analistas e coordenadores que acreditam poder mudar a atual realidade. Tentam fazer a máquina pública funcionar, apesar da baixa remuneração, equipamentos sucateados, “colegas sucateados” e “indicados inoperantes”. E a grande deficiência para somar algumas já citadasestá na sobreposição das vontades polícicas às decisões técnicas. Acreditem, nada mais danoso a uma equipe que assistir seu trabalho, fruto de reuniões, atividades de campo arriscadas, dificuldades vencidas, prazo curto e suor desconsideradas em função das decisões indispensáveis a popularidade de um político;

6 – Como você avalia a receptividade da sociedade perante as ações de Responsabilidade Social do Grupo Meirelles?
– Alta. Mas poderia ser Altíssima. Já conseguimos arrecadar meia tonelada de alimentos em um mês de campanha junto a estudantes, mas não conseguimos arrecadar mais que 300 kg em um ano junto aos empresários. Todos sempre nos encorajam com mensagens de apoio e poucos fazem algo. Depois de alguns “tapas nas costas” e falas como “vai lá, a sociedade precisa de pessos e ações como esta de vocês” sempre nos perguntamos onde está a ética. O discurso nem sempre é coerente quando contrapomos ações;

7 – Qual a maior dificuldade de ser um empreendedor na área de Gestão Ambiental?
– Encontrar parceiros e clientes realmente comprometidos em tornar compatível melhorias da qualidade ambiental e lucro;

8 – O que você diria para as pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho na área ambiental?
– Que estudem muito e pratiquem mais ainda! Estágios, monitorias e cursos complementares garantem um bom diferencial no currículo. Pratiquem em casa, no cotidiano e sendo comprometidos e éticos, alem de tecnicamente competentes;

Agradecemos pela sua participação e desejamos sucesso em sua jornada!
O agradecimento é meu, pois considero o convite como reconhecimento e deixo um convite: visitem o nosso sítio (
www.grupomeirelles.com) e nosso blog (http://grupomeirelles.blogspot.com).
Contato: alvaromeirelles@yahoo.com.br

Anúncios

9 Responses to Perguntas ao Profissional

  1. Hugo Bittencourt says:

    Muito interessante este site, cultural, educativo e informativo.Existe uma parceria com empresas?? Acho uma ótima idéia.

  2. Fabiane says:

    Prof, vc arrasou…
    O melhor prof do mundo…

    Beijos Alvaro

  3. Leonardo Spinola says:

    Gostaria em primeiro lugar, parabenizar o professor Alvaro Meirelles, por ser tão ligado a este bem que ainda nos resta, “Meio Ambiente” e por ser objetivo nas pergutas, sempre procurando aperfeiçoar-se mais sobre o assunto em defesa do mesmo, gostaria de parabenizar tambem o site, que deu essa oportunidade a essa pessoa que sabre sempre o que esta falando com convicção e segurança em suas palavras, a cada dia que passa eu aprendo mais com esse Professor!!!
    Abraços a todos

  4. LIANNE says:

    PERFEITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ESSE FOI MEU PROFESSOR,PELO QUAL NÃO ESQEÇO
    MINHA ADMIRAÇÃO PELO MEIO AMBIENTE, FOI INSPIRADA NA SUA EXPERIENCIA..PARABÉSN QUE VC SEJA O MELHOR DE TODOS.

  5. LIANNE LOPES says:

    ..NO PRÓXIMO SEMINÁRIO EMMINHA FACUL, DIA 26 DE OUTROBRO QUERO VC LA´VIU PROFESSOR: O TEMA É AGUA, SEI QUE VC VAI ARRASAR. E PARABÉNS PARA ALOÍSIO..

  6. Ana Paula says:

    Ótima entrevista! Alvaro é um exemplo de profissional! Se todos pensassem assim iriamos viver num mundo maravilhoso! Parabéns e Muito Sucesso na sua longa e belissima trajetória!

    Um abraço!!

  7. Jamile Barbosa says:

    Bom saber que ainda existe pessoas que amam nosso ´´Meio“ e que lutam pela preservação do nosso ´´Ambiente“, Professor você é show.

    Jamile Barbosa
    Téc Meio Ambiente

  8. Emilly says:

    Gostei muito da entrevista. Alvaro realmente é um ótimo profissional. Tive o prazer de ter sido aluna dele, pois, o mesmo me fez despertar um interesse imenso pela área ambiental. Como sempre, Alvaro, mandou bem na entrevista. ADOREI!
    Beijos.

  9. Naiara says:

    A entrevista só veio a aumentar a minha admiração a esse exelente profissional que realmente entende do que está falando sinto-me orgulhosa em ser sua aluna
    beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: