Livro sobre a Academia de Letras da Bahia será lançado em comemoração ao centenário da entidade

O lançamento de um livro que conta a história da Academia de Letras da Bahia está previsto para o segundo semestre deste ano como parte das comemorações do centenário da instituição literária. No próximo dia 10 (segunda-feira), a ALB recebe em sua sede, no bairro de Nazaré, autoridades e amantes das letras para uma solenidade especial de celebração dos 100 anos da entidade, fundada em 1917 pelo engenheiro baiano Arlindo Fragoso.

Ao longo de 2017, a ALB realizará seminários e discussões em celebração a data histórica. O livro, que está em fase de produção, contará com textos dos imortais da casa de cultura, revelando um pouco sobre a história desta que tem reforçado ao longo do século o seu papel com instituição cultivadora da língua e da literatura nacional, preservando a memória cultural baiana e estimulando a s manifestações nas áreas das ciências e das artes.

Ele deve se juntar ao vasto acervo literário que encontra-se preservado nas instalações da Academia de Letras da Bahia. São cerca de vinte e cinco mil livros que conservam um pouco da memória literária e cultural da Bahia e do Brasil. A presidente da ALB, Evelina Hoisel, disse que a intenção é tornar este conjunto literário acessível à população baiana, mas que a tarefa só será possível com o aporte de recursos. “Precisamos disponibilizar o nosso acervo na internet para torná-lo mais acessível, conhecido. Talvez concorrendo a editais para esta finalidade possamos empreender a volumosa tarefa”, revelou.

Com início às 20 horas, a cerimônia do dia 10 será conduzida pelos três últimos presidentes da ALB, respectivamente Edivaldo M. Boaventura, Aramis Ribeiro Costa e Evelina Hoisel (atual), e contará ainda com a apresentação do Madrigal da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A entrada é aberta ao público.

Fonte: Academia de Letras da Bahia
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: