Futebol é tema de seminário inédito no IGHB

Paixão Futebol ClubePAIXÃO FUTEBOL CLUBE é o tema do seminário que acontece de 7 a 11 de abril, das 14h às 17h, na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. A iniciativa, inédita no Estado, é coordenada pelo professor e jornalista esportivo Paulo Leandro, e propõe discutir o futebol a partir da História, Cinema, Mídia, Ídolos e Torcida.

Doutor em Cultura e Sociedade, com uma tese sobre a transformação da torcida baiana conforme interpretação dos jornais, Paulo Leandro convidou para o encontro especialistas como o antropólogo Jeferson Bacelar, a cineasta e doutoranda Priscila Andreata, o jornalista Nelson Cadena, o mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, jornalista esportivo Luis Teles, radialista e produtor Fred Flávio e pesquisadores Galdino Silva, Normando Reis e Aloildo Gomes. “Vamos sair do lugar-comum e tentar levar mais conhecimento para as pessoas que gostam de futebol”, promete o coordenador.

Durante o encontro, serão debatidos o fascínio pelo futebol e pelas histórias contadas no cinema universal, além de o público conhecer e recordar os primeiros campos de futebol, jogos pioneiros, formação e história dos clubes, principais campeonatos, etc. “A história do República, campeão de 1916, os primeiros anos e as histórias de amor pelo Bahia, que construíram o alicerce da grandeza do clube, a importância do Vitória para a afirmação da juventude baiana, em contraponto à empáfia da colônia britânica, a resistência do Ypiranga ao racismo, bem como a arte do futebol do primeiro ídolo, Popó, são muitas as novidades para quem quer abstrair um pouco da ladainha da rivalidade entre Bahia e Vitória, lugar-comum já muito manjado”, acrescenta Leandro.

A programação do seminário conta com palestras das 14h às 16h. Até às 17h, o radialista Fred Flávio e o professor Paulo Leandro coordenam um talk show com a presença de ex-jogadores, imprensa esportiva e dirigentes, interagindo com o público, além de exibição de áudios e vídeos com lances e gols do futebol ao longo da história.

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo email: ighbahia@gmail.com. Mais informações no tel. 71 3329 4463 (das 13h às 17h).

Acompanhe a Programação:

Dia 7 – Futebol e História – Jeferson Bacelar e Aloildo Gomes Pires
Dia 8 – Futebol e Cinema – Priscila Andreata e João Carlos Sampaio
Dia 9 – Futebol e Mídia – Luís Teles e Nelson Varón Cadena
Dia 10 – Futebol e Ídolos – Normando Reis e Galdino Silva
Dia 11 – Futebol e Torcida – Paulo Leandro e Fred Flávio

Exposição, talk show

Seminário: Paixão Futebol Clube
Coordenação: prof. Paulo Leandro (Ufba)
Quando: 7 a 11 de abril, das 14h às 17h
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade CEP 40050-001

www.ighb.org.br

71 3329 4463

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: