Instituto Geográfico e Histórico da Bahia inicia comemorações pelos 120 anos

Nesta quinta-feira (20), às 17h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia dá início às comemorações pelos seus 120 anos de fundação. Na abertura das atividades culturais, o professor e urbanista Luís Antônio de Souza fará palestra sobre: “Salvador – valorização histórica e social da praia”. O especialista, que exerceu diversas funções nas áreas de planejamento do poder público municipal e estadual, além de ser autor de projetos importantes na área do patrimônio, fará uma abordagem histórica do uso da praia, que além de representar um espaço público, orientado para usufruto de sua população, tem convivido com um dilema que vai do guarda-sol às “barracas”, ou do higienismo ao “cervejismo patrocinado”.

Durante o encontro haverá o lançamento do livro “Portugal, um denso país”, do orador oficial do Instituto, professor e acadêmico Edivaldo Machado Boaventura, além dos lançamentos da “Revista IGHB 2013” (que integra artigos sobre o livro de crônicas do mosteiro de São Bento, homenagem ao maestro Silvio Barbato, Imprensa na Bahia, heroína Maria Quitéria, história da TV Itapoan, dentre outros) e o “Catálogo de Obras Raras”, que reúne acervo considerável de livros, a partir do XVI, como o original da Arte da Gramática da Língua mais usada na costa do Brasil, do Padre José de Anchieta, publicada em Coimbra em 1595.

Os impressos do Instituto serão distribuídos ao público, gratuitamente, no dia do lançamento.

Sobre o IGHB – Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado. Recebeu, em 2011, do IPAC, a notificação de abertura de processo para tombamento da sua edificação e todo o seu acervo. Também conhecido como a “Casa da Bahia”, possui a maior coleção de jornais, datados desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado, o que permite a sociedade conhecer a origem dos atuais 417 municípios baianos.

Na Biblioteca Ruy Barbosa, cerca de 30 mil títulos, incluindo obras raras, estão à disposição de pesquisadores e demais interessados. O mesmo acontece no Arquivo Theodoro Sampaio, que reúne e conserva acervos particulares, a exemplo de Theodoro Fernandes Sampaio, Brás do Amaral e Hildegardes Viana e preciosidades, como os manuscritos de poesias de Antônio de Castro Alves e cartas de Antônio Conselheiro.

Ao percorrer as instalações da instituição, é possível conferir em seu Museu uma importante coleção de retratos, além de esculturas de bronze, mobiliário de época e peças religiosas da cultura africana na Bahia.

Periodicamente o Instituto realiza palestras, congressos, encontros e seminários para discutir assuntos relacionados a história, geografia e ciências afins.

O IGHB também é guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla; ícones da participação popular nas lutas pela independência baiana.

Agenda dos 120 anos – Na sequencia da programação dos 120 anos do Instituto estão um curso, exposição e publicação sobre o futebol baiano, seminários em homenagem ao centenário de Dorival Caimmy, urbanização de Salvador, ditadura militar, além da agenda especial (no dia 13 de maio) com a entrega da Medalha Bernardino de Souza a personalidades baianas e lançamento de livro comemorativo à data. Para o segundo semestre está previsto o VI Congresso de História da Bahia, Encontro com geógrafos e geólogos, dentre outros eventos.

SERVIÇO

=> 120 anos do IGHB (abertura das comemorações).
Palestra Salvador: valorização histórica e social da praia (prof. Luis Antônio de Souza).
Lançamentos da Revista IGHB 2013 e Catálogo de Obras Raras e livro “Portugal, um denso país”.

20 de fevereiro, às 17h

IGHB – Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
71 3329 4463 – www.ighb.org.br
Assessoria de Comunicação: 71 9974 5858/8777 5409/3329 4463

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: