III Encontro Nacional dos Memoriais do Ministério Público

Organização:
– Ministério Público Militar da União.
– Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

Apoio:
– Mestrado em Memória Social e Bens Culturais Unilasalle/Canoas
– Programa de Pós-Graduação em Direito da UNB

Foco:
Promoção conjunta do Ministério Público Militar da União e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, o evento objetiva oportunizar e consolidar um espaço de reflexão e de debates em torno da gestão cultural com foco no campo do patrimônio histórico junto ao ente ministerial, reunindo membros, servidores e profissionais do campo da historia, da memória e do patrimônio, tais como historiadores, antropólogos e juristas.
Desde sua criação, em Natal, em 2010, graças a uma iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Norte, a rede de memoriais do Ministério Público vem se reunindo para trocar experiências na área da gestão da memória. Na oportunidade do II Encontro,realizado em julho de 2011, na cidade de Florianópolis,produziu-se uma carta de intenções para o campo da gestão da memória no Ministério Público.

Programação:

7 de Novembro

13:30h – Abertura Oficial
14:00h – História, Memória, Patrimônio e Memoriais – Argemiro Martins (Prof. Dr. coordenador PPG Direito UNB), Fábio Vergara Cerqueira (Prof. Dr. UFPel) e Gunter Axt (Prof Dr. Unilasalle/Canoas e consultor Memorial do MPSC)
16:00h – Intervalo
16:30h – Painel – Os Memoriais do MP, organização e atividades – Helen Crystine Corrêa Sanches (Promotora de Justiça e Diretora do CEAF/Memorial do MPSC), Michael S. Flach (Promotor de Justiça Memorial do MPRS), Péricles Aurélio de Queiroz (Subprocurador-Geral de Justiça Militar); Eduardo de Campos Bastos (Mestre em Ciências Sociais pela UFJF e Secretário da PJM-JF); Sandra Bezerra (técnica administrativa Memorial do MPRN), Simone da Silva Ávila (Agente de Apoio Administrativo, MPES)

8 de Novembro

9:00h – Painel – Gestão documental no MP – Eliane Alves Alípio (Chefe da Seção de Acervo Arquivístico MPM); Cristina Pedrosa Garabini (Coordenadora da Diretoria de Informação e Conhecimento MPMG); representante da Divisão de Documentação do MPRS; Selma de Souza Neves (Gerente de Arquivo e Documentos MPSC);
12:00h – Intervalo
13:00h – Museologia e Memória – Maria Cristina de Oliveira Bruno (Profa Dra e museóloga MAE/USP)
15:00h – Intervalo
15:30h – Pesquisas sobre a história do MP – história da Corregedoria-Geral do MPRS – Cíntia Vieira Souto (historiadora MPRS)
16:30h – Intervalo
16:45h – Painel livre – Balanço da Carta de Florianópolis e perspectivas da rede nacional de memoriais do MP
18:30h – Encerramento

Informações:

memorial@mp.sc.gov.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: