III Semana Baía de Todos os Santos

Gabinete Português promove leituras públicas de livros

Iniciativa integra III Semana Baía de Todos os Santos

A terceira edição da Semana Baía de Todos os Santos, promovida pelo Gabinete Português de Leitura, terá início na sexta-feira (26 de outubro), às 10h, com a abertura da exposição “Naufrágios na Baía de Todos os Santos”.

Com programação aberta ao público, a novidade deste ano fica por conta da leitura pública de livros sobre a BTS, que reunirá autores e leitores, na Biblioteca do Gabinete, entre os dias 29 a 31 de outubro, das 17h às 18h.

Ao invés de palestras temáticas, o escritor senta-se numa mesa com o seu livro e faz uma apresentação informal, destacando trechos representativos, sempre com a interação do público, permitindo um exercício literário, filosófico, científico e técnico na apreciação do conteúdo da obra.

No dia 29, o professor engenheiro José Góes de Araujo fará a leitura do livro “Naufrágios e Afundamentos na Costa Brasileira”, com base no qual está organizada a mostra.  No dia 30, o livro será “Bahia de Todos os Santos” e a leitura será feita pelo professor e engenheiro Sérgio Faria. Já no dia 31, o professor engenheiro Adinoel Motta Maia lerá trechos de “A Cruz dos Mares do Mundo” e discutirá algumas questões relativas à BTS, tais como a da verdadeira posição da sua barra e do local onde Gonçalo Coelho desembarcou no momento da sua descoberta, além da proposta desse romance, referente a uma nova disciplina científica, a Psíquica, com estudo de caso realizado numa personagem protagonista.

 

Sobre a exposição “Naufrágios na Baía de Todos os Santos”:

A mostra é baseada no livro “Naufrágios e Afundamentos na Costa Brasileira” do engenheiro e professor José Góes de Araújo, onde o público irá conhecer, através de um grande mapa horizontal, os pontos exatos onde ocorreram os naufrágios, assim como as datas, navios e suas bandeiras (países de origem).  Na ocasião, o engenheiro falará sobre os aspectos históricos, geográficos e técnicos desses naufrágios como, por exemplo, os referentes aos diversos barcos holandeses afundados em batalhas navais, ocorridas no século XVII.

Programação:

 

  • 26 de outubro, às 10h, abertura da exposição “Naufrágios na Baía de Todos os Santos
  • 29, 30 e 31 de outubro, das 17 às 18 horas – Leituras públicas de livros sobre a Baía de Todos os Santos
  • 1º de novembro, às 8h, na Igreja de São Pedro – Missa em Ação de Graças a Todos os Santos

 

Gabinete Português de Leitura

Praça da Piedade, S/N

Tel. 71 3329 2733

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: