Gabinete Português faz 150 anos

A colônia portuguesa em Salvador não tem só o Consulado como representante da sua cultura. O Gabinete Português de Leitura reúne um acervo que resgata grande parte da tradição lusitana. E no próximo dia 02 de outubro, a partir das 17 horas será iniciada as comemorações pelos seus 150 anos de fundação.

Em uma feliz coincidência as comemorações acontecem no Ano de Portugal no Brasil. A programação é extensa e só termina em março do próximo ano, lembra o presidente da Comissão do Sesquicentenário e diretor de Cultura do Gabinete Português de Leitura, Ivan Barroso.

Na abertura das comemorações, que acontece no salão nobre do Gabinete, serão realizadas as palestras do escritor José Luis Peixoto, que abordará “Um Olhar sobre a Literatura Portuguesa Contemporânea” e da historiadora Ângela Domingues, sobre o tema “Desígnios da Providência e Equilíbrio do Universo – Imagens do Brasil e dos Portugueses na Literatura de Viagens”.

Até o dia 2 março de 2013, quando o Gabinete completará o Sesquicentenário, teremos diversos eventos, como a Semana da Baía de Todos os Santos, que acontece entre os dias 26 de outubro e 01 de novembro (data da descoberta da Baía 01 de novembro de 1501), Exposição de Fotografias Janelas Portuguesas, em novembro, apresentações musicais e conferências ligadas às áreas da história, cultura, economia e ciências.

As comemorações serão presididas pelo Cônsul Geral de Portugal na Bahia, José Lomba, presidente de honra da Comissão de Festejos do Sesquicentenário.

Estrutura e acervo

Situado em frente à Praça da Piedade, o Gabinete é dirigido pelo presidente da entidade, Manuel Bernardino e abriga o Centro de Estudos Portugueses ou Casa de Fernando Pessoa. O edifício apresenta três frentes e foi idealizado pelo arquiteto português Alberto Borelli. Fundado em 1863, possui na Biblioteca Infante D. Henrique mais de 30 mil obras literárias, sermões do Padre Antônio Vieira, poesias, romances, contos, novelas, biografias de escritores, historiadores, religiosos, história e geografia de Portugal e países colonizados.

Além de escritores portugueses, também compõe o rico acervo obras de Jorge Amado, Machado de Assis, Lima Barreto, Monteiro Lobato, José Lins do Rego, José de Alencar e Érico Veríssimo.

Pelo seu acervo onde existem obras raras portuguesas e brasileiras, o Gabinete Português de Leitura é bastante procurado por pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado interessados em conhecer as tradições lusitanas. O Gabinete procura sempre adquirir o maior número de obras de reconhecida utilidade escritas nos idiomas português e francês. Bem como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil.

Fundado em 1863 pelo comendador Manuel Joaquim Rodrigues, o Gabinete Português de Leitura de Salvador obedece ao estilo neomanuelino e foi idealizado pelo arquiteto português Alberto Borelli.O prédio tem três fachadas: uma para a Praça da Piedade, outra para a rua Direita da Piedade e outra para a Avenida Joanna Angélica.

Fonte: Tribuna da Bahia

Anúncios

One Response to Gabinete Português faz 150 anos

  1. PROJETO TRANSMULTI APRESENTA A PALESTRA

    “A BAHIA NO TEMPO DE CARLOS COSTA PINTO”

    A professora doutora em história Antonietta d’Aguiar Nunes vai falar sobre “A Bahia no Tempo de Carlos Costa Pinto (1885-1946)” no dia 3 de outubro, às 14h30, no auditório do Museu Carlos Costa Pinto, durante a palestra, com entrada gratuita, que dará início ao Projeto Transmulti – oficina de museologia, acessibilidade, arte e socialização. Além de historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia, Antonietta é membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

    As atividades do Projeto Transmulti, contemplado pelo EDITAL Nº09/2012 – SETORIAL DE MUSEUS DA SECRETÁRIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA, estarão abertas a estudantes do ensino médio, jovens ligados a instituições culturais e educativas, estudantes portadores de necessidades especiais (aprendizes da APAE, estudantes do CAP – Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual e Instituto dos Cegos, dentre outros) e idosos. Na programação constam a Jornada Cultural (3 a 11 de outubro), Oficinas de Sensibilização e Pesquisa (15 a 26/10), Oficinas de Reinterpretação Estética (29/10 a 9/11), Ateliê de Customização e Assemblage (12 a 30/11) e uma Exposição Educativa apresentando o resultado dos trabalhos (12/12/2012 a 11/1/2013). Todo o processo criativo será também registrado e publicado em um catálogo ilustrado distribuído em bibliotecas e instituições de ensino de todo o Estado da Bahia como incentivo à realização de práticas educativas inclusivas.

    O Projeto Transmulti começa com a jornada cultural composta de palestras, exibições de filmes e a realização de mesas-redondas e seminários que discutirão diversos aspectos relativos ao Patrimônio Cultural e à sua preservação. Durante duas semanas serão abordados temas relativos à atuação dos museus no mundo contemporâneo, aspectos do acervo do Museu Carlos Costa Pinto e suas relações com a formação histórica e social da cidade.

    Com um grande destaque pelo acervo que abriga, o Costa Pinto é capaz de reconstituir elementos fundamentais da vida cotidiana da sociedade baiana ao longo dos séculos. Trata-se de um dos museus mais bem conceituados da Bahia, situado em uma região nobre de Salvador, o Corredor da Vitória. Através dos objetos cuidadosamente exibidos, é possível refletir a respeito de aspectos característicos da formação histórica da sociedade baiana – seus usos, costumes, gostos e tradições. O Museu Carlos Costa Pinto apresenta excelente estado de conservação e suas instalações têm condições apropriadas para a realização de práticas educacionais inclusivas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: