Primeira revista impressa no Brasil ganha edição fac-similar histórica

Hoje, a partir das 16h30, no Quadrilátero da Biblioteca, será lançada uma nova edição fac-similar da primeira revista impressa no Brasil As Variedades ou Ensaios de Literatura, que comemora o bicentenário da imprensa no país, já que a revista foi lançada originalmente em janeiro de 1812. A iniciativa é da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, em parceria com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e o Núcleo de Estudos da História dos Impressos da Bahia (Nehib).

Em 1812, circularam apenas três números da revista, sendo o último, duplo, no mês de março daquele ano, iniciativa do empresário português erradicado na Bahia, Manoel Antônio da Silva Serva. A única coleção de As Variedades faz parte do acervo da Fundação Clemente Mariani, em Salvador. A edição fac-sililar a ser lançada será acompanhada de outra publicação chamada Sobre a Revista As Variedades formando um box. Neste segundo livro conterá quatro ensaios de historiadores e estudiosos da imprensa brasileira. São eles: Cybelle de Ipanema, Renato Berbert, Hélio Vianna e Luiz Guilherme Pontes Tavares, que escreveram ensaios sobre a revista As Variedades ou Ensaios de Literatura. Segundo Tavares, o redator da As Variedades seria Diogo Soares da Silva de Bivar, um prisioneiro de Portugal, acusado de traição, sob guarda do Forte de São Pedro, em Salvador-Bahia. “O redator da revista desempenhava a sua tarefa por trás das grades”, afirmou Tavares na edição nº. 48 (out-dez/2011) da revista portuguesa Jornalismo&Jornalistas.

Outras curiosidades serão reveladas no Quadrilátero da Biblioteca Pública pelos pesquisadores convidados, a exemplo de Cybelle de Ipanema, professora e historiadora carioca e Leão Serva, descendente do empresário e tipógrafo português Manoel Antônio da Silva Serva e o próprio Luiz Guilherme Pontes Tavares. A edição fac-similar da revista As Variedades ou Ensaios de Literatura têm 78 páginas, e será acompanhada de uma edição especial dos ensaios dos autores citados, conforme indicado anteriormente.

Haverá distribuição gratuita da revista, que será doada para bibliotecas e centros de pesquisas.

Onde: Quadrilátero (térreo)
Quando: 23 de janeiro, às 16h30 Grátis / 1.000 boxes com dois volumes cada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: