Núcleo promove curso sobre iconografia dos orixás, mediunidade e máscaras

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (Ngealc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, está com inscrições abertas para o curso Iconografia dos orixás, simbolismo das cores, mediunidade e máscaras.

Os interessados devem preencher ficha de inscrição e encaminhá-la para o e-mail iconodosorixas@gmail.com. A taxa é de R$ 40 para estudantes e R$ 60 para os demais públicos. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas.

O curso será realizado entre os dias 25 e 29 de julho, das 14h às 18h, e no dia 30 do mesmo mês, das 8h às 12h, no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPDR), no Campus I da universidade, em Salvador.

“Esse curso foi solicitado por comunidades de terreiros de candomblé de Salvador, que demonstraram interesse em ampliar o conhecimento nessa cultura”, frisa Yeda Pessoa de Castro, coordenadora do núcleo.

As aulas serão ministradas pelo professor Babatunde Lawal, doutor em história da arte pela Universidade de Indiana (Estados Unidos).

“É uma oportunidade única para os baianos poderem aprender alguns aspectos da iconografia dos orixás à luz da religiosidade e da cultura yorubá, por meio da interpretação de símbolos, cores e representações”, enfatizou Yeda.

Babatunde Lawal

Nascido na Nigéria, Babatunde Lawal graduou-se em artes plásticas na Universidade de Nsukka (Nigéria). Atuou como professor visitante na universidade americana de Harvard. Atualmente é professor de história da arte na Virginia Commonwealth University, também nos Estados Unidos.

O professor Lawal tem inúmeras publicações sobre diferentes aspectos da arte na África e sobre a chamada Diáspora Africana. Segundo Yeda, suas pesquisas sobre a estética e os significados das artes e festivais tradicionais contribuíram significativamente para o seu reconhecimento internacional, servindo de inspiração a artistas negros contemporâneos.

Informações: CPEDR/Campus I – tel. (71) 3117-2448.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: