Sessão Inaugural do Café Cientifico da UFBA traz Miguel Nicolelis

A Pró-Reitoria de Extensão concluiu acordo de parceria com o programa Café Cientifico. O acordo prevê que o evento passará a ter sessões periódicas na UFBA, a cada três meses. A sessão inaugural acontecerá no dia 05 de julho, às 20h, no Salão Nobre da Reitoria de UFBA, e contará com a participação do Prof. Miguel Nicolelis (Duke University, EUA), que apresentará a conferência A Nova Neurociência Que Une Cérebros e Máquinas e também lançará o seu livro Muito Além do Nosso Eu, pela Companhia da Letras.

O Café Científico, concebido pelo professor do Instituto de Biologia da UFBA Charbel El-Hani, é um espaço no qual qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável. Essa atividade, promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), pela LDM – Livraria Multicampi e Editora Companhia das Letras, vem sendo realizada na Livraria LDM desde 2007, na freqüência de um evento ao mês. Para maiores informações sobre o Café Científico, pode-se acessar http://cafecientificossa.blogspot.com/

Café Neurocientifico

Miguel Nicolelis nasceu em São Paulo, em março de 1961. Formou-se em medicina (1984) e doutorou-se (1988) pela Universidade de São Paulo. Em 1989, determinado a desvendar as leis fisiológicas que regem a interação entre grandes populações de neurônios, mudou-se para os Estados Unidos. Desde 1994 está à frente de um grande laboratório na Universidade Duke, o Duke’s Center for Neuroengineering, base física das avançadas experiências com implantes de microeletrodos neurais em macacos que o tornaram conhecido no mundo todo. É também professor de neurociência na mesma universidade.

Suas pesquisas foram publicadas na Nature, na Science e em inúmeras outras revistas científicas. A Scientific American o elegeu um dos vinte cientistas mais influentes do mundo. Membro das Academias de Ciências do Brasil e da França e da Pontifícia Academia das Ciências em Roma, é também fundador e Diretor Científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra, entidade dedicada ao fomento da pesquisa científica de ponta e ao desenvolvimento educacional e socioeconômico do Rio Grande do Norte e da região nordeste do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: