Vaticano apresenta exposição sobre o Arquivo Secreto

Cidade do Vaticano, 04 jul 2011 (Ecclesia) – O Vaticano vai apresentar esta terça-feira, em conferência de imprensa, a mostra «’Lux in Arcana’ – O Arquivo Secreto do Vaticano revela-se».

Os cardeais Tarcisio Bertone e Raffaele Farina, respetivamente secretário de Estado e bibliotecário do Vaticano, vão estar diante dos jornalistas, juntamente com D. Sergio Pagano, prefeito do Arquivo Secreto e Giovanni Alemanno, presidente do município de Roma.

O arquivo tem um site próprio, http://www.archiviosegretovaticano.va/, no qual é possível encontrar parte do espólio com mais de mil anos.

Ao longo de 85 quilómetros de estantes, distribuem-se mais de 630 fundos de arquivos diferentes.

O arquivo, nos moldes em que existe, nasceu por iniciativa de Paulo V, por volta de 1610, se bem que a sua história recue nos séculos, dado ter nascido, desde cedo, a tradição de os Papas guardarem a documentação que se referia ao exercício da sua própria atividade.

O documento mais antigo conservado no Vaticano é o famoso “Liber Diurnus Romanorum Pontificum”, livro de fórmulas da chancelaria pontifícia do século VIII.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: