Pólvora e Poesia encena 3ª temporada em Salvador

Depois de 2 temporadas contínuas de sucesso de público e crítica, a peça Pólvora e Poesia realiza novas apresentações em Salvador. De 6 a 29 de maio, no Espaço Cultural Barroquinha, o público poderá conferir a peça contemplada com o Prêmio Braskem 2010 de Melhor Espetáculo e Melhor Direção.

O espetáculo versa sobre o confronto entre razão e paixão, a vida desregrada de Arthur Rimbaud e Paul Verlaine, dois poetas transformadores de seu tempo, que marcaram o mundo com suas histórias de amor tempestuoso e intenso. Suas vidas, escritos, conflitos e sentimentos são retratadas nesta montagem dirigida por Fernando Guerreiro, a partir do texto premiado – Shell de Melhor Espetáculo em 2001- do novelista Alcides Nogueira.

Encenada pelos atores Talis Castro (Arthur Rimbaud) e Caio Rodrigo (Paul Verlaine) Pólvora e Poesia retrata um período da vida de dois dos maiores poetas franceses, os quais, conectados pela arte e pela carne, se atraem e se afastam. Inicialmente, Rimbaud, jovem e desconhecido poeta, e Verlaine, artista renomado, travam impressões pessoais através das cartas. Entusiasmado com os versos do prodígio poeta, Verlaine convida Rimbaud para morar em Paris, juntamente com sua mulher, Mathilde, que espera o primeiro filho do casal.

E assim se estabelece uma grande cumplicidade entre os artistas, que, os poucos, se transforma em algo muito maior: a intensa paixão que explode entre eles. Dividido entre seu casamento, um filho prestes a nascer e o mundo totalmente novo que Rimbaud lhe apresenta, Verlaine atravessa profundas crises para não se entregar totalmente a este amor.

Envoltos na melhor poesia que se produziu no século XIX, e que influenciou diretamente toda a produção literária até os dias atuais, a montagem vai além das biografias e fatos que ocorreram durante 2 anos de vida em comum de Rimbaud e Verlaine. Mesclando a história aos poemas de ambos, a peça traça um paralelo entre a vida e a obra poética deles, mostrando como um influenciou diretamente a escrita do outro.

Fonte: Portal de Metrópole

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: