Filmografia Baiana: Memória Viva!

O projeto Filmografia Baiana: Memória Viva! será oficialmente lançado no próximo dia 06, às 20h, na Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública dos Barris – Centro de Salvador), durante a sessão do Quartas Baianas. Durante o evento, a programação contará ainda com exibição de documentários dirigidos por mulheres, numa valorização do olhar feminino no cinema, como Hip Hop com Dendê, de Fabíola Aquino e Lílian Machado.

O projeto Filmografia Baiana: Memória Viva! foi vencedor do Edital de Apoio à Pesquisa e Preservação da Memória Audiovisual Baiana do IRDEB (Instituto de Radiodifusão da Bahia). Essa é a segunda etapa de uma iniciativa maior, de Mapeamento da Filmografia Baiana (2008), que na primeira fase catalogou 1.412 filmes. Nessa primeira parte, o objetivo era reunir somente os dados essenciais de cada película: ano de produção, suporte, gênero, direção e companhia produtora. Na segunda etapa, executada entre outubro de 2010 e março de 2011, houve atualização e aprofundamento do mapeamento inicial, acrescentando às informações itens como sinopse, elenco, imagens, prêmios, créditos completos e cópias disponíveis. Além disso, as fontes primárias, ou seja, os próprios filmes, passaram a ser utilizados no trabalho de pesquisa. A ênfase nesta etapa foi o período entre 1959, ano de estréia do longa-metragem Redenção, de Roberto Pires, e 2010.

No site do projeto há 1.650 filmes cadastrados, 62 de longa-metragem. As informações podem ser acessadas gratuitamente pela comunidade no site oficial: http://www.filmografiabaiana.com.br/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: