União lança programa de prevenção contra os cânceres de mama e útero

A presidente Dilma Rousseff lança nesta terça-feira, 22, em Manaus (AM), o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero. O governo federal investirá R$ 4,5 bilhões para garantir exames preventivos e tratamento de câncer de mama e de colo do útero a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Na Bahia, serão mais de R$ 17 milhões somente este ano.

De acordo com a presidente, serão implantados 20 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento da fase inicial da doença no Norte e Nordeste, e hospitais de todo o País deverão ampliar o atendimento para tratamento de câncer por meio de serviços de radioterapia e quimioterapia, entre outros. Serão instalados, ainda, 50 centros para confirmação de diagnóstico, que terão a possibilidade de realização de biópsias.

Dilma avaliou que a quantidade é suficiente para garantir que mulheres com idade entre 40 e 69 anos façam o exame no prazo correto, mas admitiu que muitos aparelhos estão parados, com baixa produção e até mesmo encaixotados. O Ministério da Saúde, responsável pela implantação do programa,  informa que ainda não foram definidos os estados onde serão instalados os centros especializados em câncer. Mas confirmou que devem ser priorizados aqueles onde há menor oferta do serviço.

Para o diagnóstico do câncer de mama, enfermidade que mais afeta as brasileiras, o País conta atualmente com quatro mil mamógrafos – metade deles na rede pública de saúde. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Estado há 250 mamógrafos, dos quais 89 são utilizados na capital.

Baianas – O câncer de mama, seguido pelo câncer de colo de útero, apresenta o maior índice de mortalidade, de acordo com a coordenadora do cuidado por ciclo de vida e gênero da Sesab, Olga Sampaio. “É um problema de saúde pública”, enfatiza. Segundo ela, na Bahia, 466 mulheres foram vítimas do câncer de mama e 199 de câncer de colo do útero apenas em 2010.

O índice é pequeno, se comparado ao ano anterior, quando 884 mulheres morreram devido aos dois tipos de câncer. “De certa forma, significa que as mulheres estão se cuidando mais. As ações do governo estão sendo mais efetivas e elas têm mais acesso aos exames preventivos”, avalia Sampaio. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, este ano, o País terá aproximadamente 18,5 mil novos casos de câncer de colo do útero e 49,2 mil de câncer de mama.

Ano passado, foram realizados mais de  858 mil exames papanicolau (preventivo do câncer de colo de útero) e 194 mil mamografias na Bahia, segundo dados do Ministério da Saúde.

Confira onde fazer os exames pelo SUS

Hospital Aristides Maltez/Tel.: (71) 3357-6900
Hospital das Clínicas/Tel.: (71) 3283-8000
Centro Estadual de Oncologia – Cican/Tel.: (71) 3116-5481
Hospital São Rafael/Tel.: (71) 3393-3937
Hospital Santa Izabel/Tel.: (71) 2203-8444
Hospital Espanhol/Tel.: (71) 3264-1500
Clínica de Doenças das Mamas (Climan)/Tel.: (71) 3336-2036

Anúncios

2 Responses to União lança programa de prevenção contra os cânceres de mama e útero

  1. Maria de Fátima says:

    Informo que o telefone da central de aendimentos do Hospital das Clíncas é (71) 3283-8000 e o nº que esta postado no seu site pertence a Neurociências.
    Peço por gentileza que faça a trocar.

    Grata,
    Fátima
    Secretária da Neurociências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: