Portal Português de Arquivos

Texto publicado no site da Revista de História da Biblioteca Nacional:

A criação de um instrumento de pesquisa coletivo, integrando os arquivos públicos portugueses, em muito facilita a recuperação de documentação a respeito da história do Brasil.

 

 

Renato Venâncio

Os portugueses deram um presente aos historiadores brasileiros. Trata-se da criação do Portal Português de Arquivos. Como o próprio nome indica, esse portal funciona como um catálogo coletivo de acervos arquivísticos, permitindo buscas simultâneas em 18 instituições.

Neste universo, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo dispõe do banco de dados com maior número de registros a respeito da história do Brasil: atualmente, cerca de 1400 documentos, deste inestimável acervo, podem ser lidos integralmente.

Um procedimento de pesquisa interessante consiste em clicar no item “busca avançada” e efetuar a pesquisa pelo campo “Âmbito e conteúdo”. No campo “Recuperar registros”, escolha a opção “Registros com imagens”. A busca a partir da palavra “tratado”, por exemplo, resulta em cópias digitais dos principais documentos diplomáticos portugueses, muitos deles dizendo respeito diretamente à história do Brasil, como é o caso do Tratado de Tordesilhas. Também é possível consultar o original da “Carta de Pêro Vaz de Caminha”.

Outra opção de pesquisa consiste em escolher um enfoque regional. Digite a expressão “Rio de Janeiro” no campo “Âmbito e conteúdo” e, novamente, no campo “Recuperar registros”, escolha a opção “Registros com imagens”.  Já estão disponíveis, em formato digital, 555 valiosos documentos a  respeito da história carioca, como são os casos dos processos, denúncias, inquirições e correspondências inquisitoriais.

Outras instituições arquivísticas portuguesas também guardam preciosidades. No Porto, por exemplo, há documentos de identidade do século XX, de quem estava de partida para o Novo Mundo, assim como registros paroquiais do século XVII, que reproduzem óbitos ocorridos em territórios ultramarinos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: