Dia Mundial do Diabetes

Com o foco principal na educação e prevenção em diabetes, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) antecipa as comemorações do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, e realiza, no próximo dia 12, sexta-feira, de 9 às 12 horas, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), o Encontro com Portadores de Diabetes, reunindo pacientes matriculados na unidade, familiares e integrantes de Associações de Portadores de Diabetes.

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em mais de 140 países, por iniciativa da Federação Internacional de Diabetes, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, a data é assinalada pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes, com a parceria das secretarias estaduais da Saúde, visando massificar informações sobre a doença e a importância de serem adotadas as medidas de prevenção.

Durante o Encontro com Portadores de Diabetes serão realizadas palestras e discussões sobre tratamento e controle da patologia, com enfoque especial no tema “Hipoglicemia – como prevenir e tratar”. A enfermeira Graça Velanes, da coordenação de Educação em Saúde do Cedeba, revela que este ano o principal enfoque continua sendo a educação em diabetes,  “reforçando a conscientização global sobre o diabetes e capacitando as pessoas para serem mais ativas e controlar a saúde, a fim de evitar a doença e as suas complicações”.

SAÚDE PÚBLICA

Alertar para o impacto do diabetes e estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor são alguns objetivos do Dia Mundial do Diabetes, que foi instituído em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo. Em 2007, a ONU aprovou resolução, considerando o diabetes um problema de saúde pública, e conclamando os países a divulgarem a data como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

 Estima-se que esse ano, 285 milhões de pessoas vão sofrer de diabetes, número que em 2030 deverá chegar a 438 milhões, representando 6,6% da população mundial adulta e, atualmente, subindo para 7,8%. No Brasil, o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância à Saúde, realiza desde 2006 o VIGITEL – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, que em 2009 constatou uma prevalência de diabetes auto referido de 5,3% na população igual ou maior de 18 anos.

Dados da Bahia apontavam, em 2009, uma prevalência de diabetes auto referido de 6,5% na população acima de 18 anos. Em números absolutos, isso representa cerca de 635.751 pessoas.

A endocrinologista Reine Chaves, diretora do Cedeba, revela que o principal objetivo dos eventos alusivos ao Dia Mundial de Diabetes é alertar pacientes, profissionais de saúde e a população em geral para o impacto da doença na saúde e difundir, na medida do possível, informações sobre como evitar ou retardar o aparecimento da doença e suas complicações. Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, em 1988, mostrou que uma média de 7,2% da população maior de 30 anos, no Brasil, tinha diabetes.

Ainda de acordo com a diretora do Cedeba, estatísticas comprovam que 50% das pessoas que tem diabetes desconhecem ser portadoras do distúrbio, o que comprova a necessidade de serem incentivadas ações de promoção à saúde que possibilitem previnir ou retardar o aparecimento do diabetes.

Cansaço, sede e fome excessivas, grande quantidade de urina, perda de peso e visão turva são os principais sintomas de diabetes. Para manter a doença sob controle e evitar complicações, é necessário, acima de tudo, um compromisso com a saúde e qualidade de vida, o que significa adotar mudanças de hábitos que incluem alimentação saudável, prática de exercícios e evitar estresse.

Notícia do Tribuna da Bahia

Anúncios

One Response to Dia Mundial do Diabetes

  1. Dia 14/11, domingo, é Dia Mundial do Diabetes. Mais de 250 milhões de pessoas, em todo o mundo, são portadoras da doença.

    Você pode ajudar a conscientizar as pessoas por meio do seu blog. Participe! O diagnóstico precoce salva vidas.

    Acesse o site: http://www.diamundialdodiabetes.org.br/ para saber mais e ter acesso aos materiais de divulgação ou entre em contato com comunicacao@saude.gov.br. Colabore!

    Siga-nos no twitter: http://www.twitter.com/minsaude

    Obrigado,
    Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: