Exposição “Áfricas” – Novembro Negro

Um poema, um suporte e mais de quatro séculos de história. Salvador, “Capital Negra do Brasil”, começa o mês de novembro com uma exposição inédita: “Áfricas”, ensaio fotográfico do artista Sinval Garcia (São Paulo), inspirado no texto “Negros”, de Solano Trindade.

A montagem, que fica em cartaz no foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris, Salvador) até dia 13 de novembro e entre os dias 15 e 30 estará na Praça Pedro Arcanjo (Pelourinho), propõe reflexões sobre o “ser negro” e as importantes influências culturais africanas absorvidas no país. O artista convida à refletirmos que “somos todos um, sem a noção simplista de etnia ou nacionalidade”, acenando para o resgate da cultura negra e seus valores.
As imagens em pequeno formato foram o meio estrategicamente pensado para essa montagem, na qual os modelos negros e a fotografia sugerem interpretações diversas entre o jogo de luz e a expressividade cultural que carrega a pele. “Eu, como artista visual, me aproprio da fotografia. Acredito que à fotografia cabe bem o papel, ou seja, descobrirmos que tipo de conseqüência existe no ato de interpretar o mundo, de uma forma ou de outra”, considera o artista.

Além de ponderar sobre a maneira que exploraria o suporte, o artista também escolheu a capital baiana com propósito. “Uma vez fui a uma festa no bairro do Curuzu, às vésperas do carnaval. Foi ai que eu vi como a cidade respirava ‘África’. Era algo entre um estranhamento e um grande prazer. E isso é Salvador”, lembra. “A natureza de Salvador, a memória, a sonoridade, a visualidade…Não tem como pensar em Salvador sem pensar nessa africanidade e, por isso, eu optei por essa cidade para lançar a série de fotografias”, completa.

No texto “Negros”, o poeta pernambucano Solano Trindade dizia: “(…)Só os negros oprimidos / escravizados / em luta pela liberdade / são meus irmãos /Para estes tenho um poema grande como o Nilo”. Pensando na maneira de como expressar a poesia que vivenciou ao ler isso, Garcia, através das imagens, provoca: “O que me interessa é o embate direto: eu olho, eu vejo, eu penso. Se é para olhar e refletir, que a gente pense”.

O ARTISTA
Nascido em 1966, Sinval Garcia, que vive e trabalha em São Paulo (SP), traz um currículo repleto de projetos visuais utilizando a imagem em suas diversas possibilidades de articulação. Formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), participou, entre outros eventos, de salões de arte como o Internacional Ibero-Americano de Fotografia Abelardo R. Antes (Havana/Cuba, 1997), Salão da Bahia (Salvador/BA, 1995 e 1998) e 29º Salão de Arte Pará (Belém/PA, 2010).
Entre as exposições, algumas inclusive nos Estados Unidos e na Alemanha, podemos citar, entre as individuais, “A Câmara da Transmutação Secreta” (Belém/PA, 2009), “Paisagens In-Visiveis” (São Paulo/SP, 2002), e, entre as coletivas, “Transitar” (Belém/PA, 2010), “7º Semana de Fotografia de Ribeirão Preto” (Ribeirão Preto/SP, 2004), ArtSpot Gallery – Atlanta – USA – Set 2003, “Art Frankfurt” (Frankfurt/Alemanha, 2003).
Sinval Garcia, premiado no “16º Salão UNAMA de Pequenos Formatos” (Belém/PA, 2010) e no “32º Salão Bunkyo de Arte Contemporânea Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa” (São Paulo/SP, 2003), entre outros, tem obras em alguns dos principais museus do país, como o de Arte Contemporânea de Goiás (GO) – através do 1ª Prêmio Flamboyant (Goiânia/GO, 2001) – , o de Fotografia da Cidade de Curitiba (PR) ou mesmo na Fundação Nacional de Arte (Funarte, Rio de Janeiro/RJ).

Serviço:
O quê: Abertura da exposição “Áfricas”
Quando: 07 de outubro, às 14 horas
Onde: Foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
(Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador, Bahia)
Contato: (71) 3117-6079
Visitação:
Barris – de 08 a 13 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, e sábado, das 8h30 às 12h.
Pelourinho – de 14 a 30 de novembro, diariamente, das 8 às 22h
Evento gratuito.
Realização: Luiz Carlos Café Produção e Comunicação: Lima Comunicação

Notícia do site Salvador Notícias
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: