Instituto ACM será inaugurado no Pelourinho

Para marcar o aniversário de nascimento de uma das figuras públicas mais presentes na história do Brasil, será lançado nesta sexta-feira, 3 de setembro, o Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória (IACM). No sábado, dia 4, ACM completaria 83 anos se estivesse vivo. O Pelourinho será a sede do IACM, que nasce com o objetivo de ser referência nacional no desenvolvimento de projetos que capacitem jovens e adultos para atuar na vida pública e na iniciativa privada, além de atuar como importante centro de incentivo e difusão de cidadania e cultura. O lançamento acontece hoje às 11h, no Terreiro de Jesus.
 
Como presidente de honra, presidente e vice-presidente do instituto, estão Arlette Maron de Magalhães, viúva de ACM, e Luis Eduardo Magalhães Filho, respectivamente. Com a assinatura do jurista paranaense Fernando Mânica, o instituto pretende ainda preservar os ideais defendidos pelo senador Antonio Carlos Magalhães e contribuir para o fortalecimento da democracia. Por meio do Projeto de Formação de Talentos para a Vida Pública, o IACM vai capacitar jovens universitários para participar das diversas esferas de atuação estatal. Afinal, “ACM era mestre na arte de fazer política e não escondia o entusiasmo ao se deparar com pessoas talentosas e com potencial para ocupar cargos eletivos e desenvolver atividades técnicas no âmbito do estado”, ressalta Mânica.

Estrutura – Num espaço de aproximadamente 400m², o Instituto ACM vai contar a história de vida do ACM empreendedor, homem público que trabalhou pelas melhorias em seu estado. No Espaço Empreendedor, será possível conhecer um pouco do trabalhado realizado para execução das obras do Centro Administrativo da Bahia, algumas avenidas de vale de Salvador, Pólo Petroquímico da Bahia e do que foi realizado no Pelourinho. Através de telas e totens interativos, o público poderá ver fotos e imagens panorâmicas destas que foram algumas das suas contribuições para o desenvolvimento e modernização da Bahia.
 
Quando inaugurado, uma biblioteca receberá todo o acervo de livros da família, com três mil títulos. O Memorial Antônio Carlos Magalhães reunirá documentos, cartas, condecorações, quadros e fotos de toda a vida pública de ACM. No lançamento do próximo dia 03, uma pequena exposição já trará parte desta história.
 
Ações – A intenção é que os jovens que participem dos projetos do Instituto tornem-se multiplicadores, disseminando o que aprenderam nas universidades onde estudam e nas comunidades onde vivem. Assim, o IACM pretende: praticar educação para cidadania, estimulando a consciência crítica e o gosto pela participação cívica e política; estimular o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação de decisões; promover o conhecimento do processo democrático, mediante aulas, atividades práticas e visitas institucionais.
 
Mais atividades estão previstas, como ciclos de palestras nas escolas de ensino médio, públicas e particulares de Salvador. Essa parceria conta com a participação de professores, juristas, empresários e políticos, debatendo temas ligados aos interesses dos alunos, tais como maioridade penal, proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores e possibilidade de voto aos 16 anos.
 
A sede do Instituto Antônio Carlos Magalhães fica na Rua Saldanha da Gama, n° 2, Terreiro de Jesus, Pelourinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: