III SIALA

O Grupo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros de Línguas e Culturas (Geaalc), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, prorrogou, até o dia 31 de agosto, as inscrições para o III Seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas (III Siala).

Promovido pelo Geaalc, o evento acontece de 1º a 3 de setembro, no Teatro UNEB, Campus I, em Salvador. A iniciativa é aberta ao público externo e disponibiliza 500 vagas.

O seminário objetiva discutir a influência da África no Brasil, despertando na comunidade acadêmica o interesse pelos estudos das línguas e culturas africanas.

Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e efetuar pagamento da taxa no valor de R$ 60 para estudantes e de R$ 120 para demais públicos.

Segundo Yeda de Castro, coordenadora do Geaalc e do evento, o seminário visa também popularizar a Lei federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileiras nas escolas de ensinos fundamental e médio.

“Devemos dar ênfase não só para línguas africanas, mas também para a participação dessas linguagens na construção do português brasileiro e na contextualização dessa cultura no Brasil, como a UNEB já vem fazendo através de cursos de extensão e seminários com essa temática”, afirma Yeda.

A abertura do evento vai contar com a conferência O ano internacional de aproximação dos povos e das culturas, que será ministrada por Simão Souindoula, historiador angolano e vice-presidente do programa Rota do Escravo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A programação reserva ainda outras conferências, mesas-redondas e minicursos sobre a cultura africana, com a participação de renomados pesquisadores, a exemplo do linguista nigeriano Olasope Oyelaran, da Universidade Kalamazoo College (EUA), e do historiador angolano Camilo Afonso, adido cultural da Embaixada de Angola e diretor da Casa de Angola na Bahia.

O seminário conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes) da UNEB, além da Unesco e da Casa de Angola na Bahia.

Informações: Geaalc/Campus I – Tel.: (71) 3117-2417.

Site com Programação completa, valor da inscrição e outras informações:

III SIALA

Anúncios

One Response to III SIALA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: