Bahia ultrapassa o Flamengo e se torna a maior torcida do Estado

Os times da Bahia tomaram uma parte significativa da torcida dos times de fora do estado nos últimos seis anos. Esse é o resultado da Pesquisa LANCE!-Ibope de 2010, comparando com o resultado de 2004.

Os três times forasteiros mais populares – Flamengo, Corinthians e Palmeiras – passaram em conjunto de 34,2% da para 31,9% dos corações baianos. Em contraposição, a soma das torcidas de Bahia e Vitória passou de 26,7% para 36%.

O Bahia, que há seis anos tinha a segunda torcida do estado, cresceu de 14,6% para 20,3% e agora lidera. O Vitória continua em terceiro, mas passou de 12,1% para 15,7%. Na outra direção, o Flamengo caiu de 21,2% para 20,3%, o Corinthians subiu de 7,1% para 7,6%, e o Palmeiras caiu de 5,9% para 4,0%.

Entre os grandes clubes baianos, a torcida do Vitória é mais jovem, mais urbana, mais escolarizada e rica que a do Bahia. Mas o Tricolor ainda é a maior força. O Bahia conquistou o Baiano pela última vez em 2001. Já o Vitória abocanhou sete dos nove estaduais de 2002 a 2010, e faz parte da Série A.

Clubes do Nordeste ganham espaço no Brasil

Sport e Bahia, líderes em seus estados, tem 2,8 milhões de torcedores cada um. Confira a situação de Pernambuco, Bahia e Ceará:

Em maior ou menor grau, todos os principais clubes do Nordeste aumentaram suas torcidas nos últimos seis anos. Alguns que nem foram citados em 2004, aparecem com um número expressivo, embora dentro da margem de erro da 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope . Outros cresceram em diferentes graus.

Nos três estados, a liderança é sempre de clubes locais. Na Bahia, há seis anos, a liderança era do Flamengo. No Ceará, não há dados comparáveis, mas o Rubro-Negro sempre foi apontado como o dono da maior massa.

Em termos nacionais, se registram aumentos expressivos, como o do Bahia, que pulou de 2 milhões para 3 milhões de fãs.

Publicada em 17/8/2010 às 10:34 pela Lance!Net.

Anúncios

One Response to Bahia ultrapassa o Flamengo e se torna a maior torcida do Estado

  1. Geovani cangussu says:

    Trabalhei por 12anos no estado da bahia pelo interior, e o q eu vi e totalmente diferente praticamente não existe torcedores do Bahia e Vitoria, e a torcida do flamengo em mais de 150 cidades po onde estive sempre com uma imenssa maioria seguido pelo vasco da gama.Sou mineiro de montes claros e não acredito q esse instituto tenha feito pelo interior uma pesquisa adequada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: