Imprensa, Livros e Bibliotecas – Agentes de Cultura e Cidadania

Até a chegada da Família Real ao Brasil o país não tinha acesso à imprensa, aos livros e as bibliotecas. Com a vinda de D. João VI, iniciou o movimento editorial no Brasil. Para lembrar um pouco dessa história o setor de Obras Raras da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) realizará de 03 a 30 de novembro, das 8h30 às 18h, a exposição Imprensa, Livros e Bibliotecas – Agentes de Cultura e Cidadania.

O objetivo da mostra é destacar a importância desses agentes de conhecimento e transformação social para a construção editorial do país, celebrando também o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. A exposição é composta de livros que contam a historia da imprensa baiana, nacional e internacional, com destaque para grandes nomes do jornalismo brasileiro, a exemplo de Rui Barbosa e Machado de Assis.

O público também poderá conferir o histórico dos primeiros jornais do país, como o Correio Braziliense, cujo primeiro número saiu no dia 1º de junho de 1808, a Gazeta do Rio de Janeiro, que teve o primeiro número datado de 10 de setembro de 1808 e o Idade d’Ouro do Brazil, primeiro jornal publicado em Salvador, em 14 de maio de 1811. Para a curadora da exposição, Célia Matos, a mostra enfatiza a história destes agentes culturais (Imprensa, Livros e Bibliotecas), sua importância, enquanto veículos de informação, que muito contribuíram para a afirmação da cidadania. Além de salientar seu inegável valor para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia e, consequentemente, da educação integral do indivíduo. “São histórias que se entrelaçam, desde suportes de argila, papiro, pergaminho, a descoberta do papel à Imprensa de Gutemberg, que chegam até nós, através da Biblioteca”, pontua.

Evento: Imprensa, Livros e Bibliotecas – Agentes de Cultura e Cidadania
Data: 3/11/2009 a 30/11/2009.
Local: Biblioteca Pública dos Barris.
Endereço: Rua General Labatut, 27 – Barris.
Horário: 8h30 às 18h.
Valor: Grátis.
Mais Informações: (71) 3117-6084.

Notícia divulgada no portal IBahia.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: