I Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas

Nos dias 6 e 7 de outubro, profissionais e interessados na gestão de Arquivos e Bibliotecas Públicas estarão reunidos na Biblioteca Pública do Estado (Barris), para o I Fórum Baiano de Arquivos e Bibliotecas Públicas. Promovido pela Fundação Pedro Calmon/Secult, o Fórum promoverá um debate sobre a importância destes espaços de memória e conhecimento e a necessidade de se assegurar o direito ao acesso à informação. Já no dia 8 de outubro, serão realizados o II Encontro Baiano de Bibliotecários de Bibliotecas Públicas Municipais e o V Encontro Baiano de Arquivos Municipais. As inscrições poderão ser feitas através do site: www.fpc.ba.gov.br

Com o tema Arquivos e Bibliotecas: espaços de memória, informação e garantia de direitoso I Fórum tem por objetivo reunir arquivistas, bibliotecários, gestores e demais profissionais que atuam em diferentes instituições dos diversos municípios do Estado para refletir sobre a importância do fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Arquivos e Bibliotecas na Bahia”, explica a gerente do Sistema de Bibliotecas Públicas, Maria Cristina Santos.

O Encontro terá também como objetivos discutir os projetos pioneiros em andamento nas diversas instituições, identificar as diferentes demandas, além de elaborar um diagnóstico da situação dos Arquivos e Bibliotecas por Territórios de Identidade. “Essas instituições existem, sobretudo, para disponibilizar a utilização de seus acervos compostos por inúmeras coleções e documentos. Nesse sentido, o Fórum promoverá um diálogo entre os representantes e a troca de informações sobre experiências inovadoras”, destaca Paulo de Jesus, diretor de Arquivos Dentre os conferencistas que farão parte da programação, destacam-se a coordenadora do Ministério da Cultura, Esther Caldas Guimarães Bertoletti, a coordenadora do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), Domícia Gomes, o diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Knauss, a diretora do Arquivo Público do Paraná, Daysi Lúcia Ramos de Andrade, a representante do Conselho Federal de Biblioteconomia, Ivanise Azevedo Tourinho, o professor da Universidade Estadual de Pernambuco, Adalberto Maciel e a diretora do Arquivo Público da Bahia, Maria Teresa Navarro de Britto, entre outros. No dia 7/9, às 18h, um show com o cantor Gerônimo encerrará as atividades dos dois primeiros dias. O terceiro dia será dedicado aos dois encontros municipais. 

Inscrição: http://www.fpc.ba.gov.br
Investimento: Profissional R$ 30,00
Estudante e maiores de 60 anos R$15,00

Maiores informações, através dos endereços: www.fpc.ba.gov.br
e-mail: forum.baiano@fpc.ba.gov.br

Telefones: Arquivo (71)-3116-6925 / Biblioteca (71)-3116-6852

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: