Dia da Consciência Negra

20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
É estranho ver 364 municípios espalhados por 12 estados do País decretarem feriado nesta data, enquanto Salvador, com todas as tradições históricas e culturais, a data seja comemorada apenas pelo trabalho desenvolvido por entidades pertencentes ao movimento negro.

Se você se interessa pelo assunto, vala e a pena adquirir o Jornal A Tarde que lançou na edição de hoje um caderno especial voltado ao tema, abordando a Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio do País.

Quando fazia o curso de Bacharel em História na UCSAL, tive contato com a disciplina História da África e pude perceber como é um campo amplo e surpreendente.

Anúncios

2 Responses to Dia da Consciência Negra

  1. Joise says:

    Tenho a mesma sensação de está tão próximo culturalmente da África e ser tão esquecido, precisamos ter um dia de consciência Negra???? Ou Precisamos usar nossa consciência Negra todos os dias??? Colega é importante que nós que temos noção da importância de não camuflar a participação do negro na formação e crescimento da cultura mundial utilizar qualquer oportunidade que tivermos para ampliar as informações dos outros que insistem em ficar desinformados.

  2. Luciano says:

    A Bahia está em falta com muita coisa. Se um dia aqui foi a terra da cultura, hoje é terra das tradições decadentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: